Foram empossados, na manhã desta quarta-feira, 13, os novos membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Distrito Federal. A Associação dos Magistrados do Distrito Federal e Territórios (Amagis-DF) é uma das novas integrantes do Conselho para o biênio 2017/2018, sendo representada pelo presidente, o Desembargador Sebastião Coelho da Silva. O grupo é formado por 47 conselheiros da sociedade civil - empresários e representantes de trabalhadores e de instituições de ensino e pesquisa - e 22 do governo. A cerimônia movimentou o auditório do Memorial JK.
Durante a posse, o Governador Rodrigo Rollemberg destacou que o colegiado marca o momento da virada econômica do DF. “O objetivo deste conselho é buscar, cada vez mais, ouvir e agir conjuntamente. É hora de nossa cidade se unir para promover o desenvolvimento da economia”, afirmou.
Na ocasião, o Desembargador Sebastião Coelho cumprimentou a todos os colegas conselheiros, em especial o Governador do DF pelo seu aniversário. Abriu sua fala citando a passagem bíblica, localizada em Filipenses 3:13-14 - “Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” -, destacando a importância do compromisso de avançar conttinuamente nas atividades da administração pública, para o bem de todos e para todos.
Ressaltou, ainda, a honrosa oportunidade que é para a Magistratura compor o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do DF, por meio de uma associação que tem atuado cada vez mais para a melhoria da comunidade local por intermédio de vários projetos e programas sociais, inclusive em parceria com a Secretaria de Educação do DF. “Nesse sentido, o juiz não quer nada a mais ou faz nada a mais do que sua obrigação, que é promover a paz social”, completou e lembrou também que o juiz não deve ser visto como um ser enclausurado que não recebe ninguém. “Nosso objetivo é formar um Poder Judiciário cada vez mais acessível à coletividade”.
Como funciona o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social
O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do DF tem o objetivo de discutir as demandas da população e opinar sobre soluções possíveis no âmbito do desenvolvimento econômico. Com base nele, serão estabelecidas ações para desburocratizar processos e ampliar as parcerias do governo com a sociedade.
A instância superior do conselho será o Pleno, integrado por representantes de todos os setores participantes. Além disso, a entidade terá grupos de trabalho e câmaras temáticas para discussão de temas específicos, como o uso e a ocupação do solo e o modelo de agronegócio para o Distrito Federal.
O conselho foi criado por meio do Decreto nº 33.359, de 23 de novembro de 2011, e alterado pelo Decreto 36.297, de 22 de janeiro de 2015. A nova redação detalha as atribuições do grupo, altera a composição e estabelece a participação efetiva da sociedade civil.
Compareceram à cerimônia os secretários da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, José Guilherme Leal, de Cultura, Guilherme Reis, de Economia e Desenvolvimento Sustentável, Arthur Bernardes, de Educação, Júlio Gregório Filho, de Esporte, Turismo e Lazer, Leila Barros, de Gestão do Território e Habitação, Thiago de Andrade, de Infraestrutura e Serviços Públicos, Antônio Coimbra, de Mobilidade, Marcos Dantas, de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos, e de Saúde, Humberto Fonseca; o chefe de gabinete da Governadoria, Carlos Tomé; o secretário-adjunto de Relações Institucionais da Casa Civil, Igor Tokarski; a diretora-presidente da Agência de Fiscalização do DF, Bruna Pinheiro; o diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do DF, Paulo Salles; o presidente do BRB, Vasco Gonçalves; o presidente da Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap), Júlio César Reis; a colaboradora do governo de Brasília Márcia Rollemberg; o deputado distrital Rodrigo Delmasso (PTN); o superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-DF), Antônio Valdir Oliveira Filho; o presidente da Associação Comercial do DF, Cleber Pires; e o superintendente da Câmara de Dirigentes Lojistas do DF, Álvaro Júnior.
ASCOM/Amagis-DF - 13 de julho de 2016
Mais fotos
{gallery}13-07-16{/gallery}