Nesta quarta-feira, 28 de setembro, foi inaugurado o posto avançado do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e de Cidadania de Brasília - CEJUSC-BSB nas dependências do Núcleo de Práticas Jurídicas do Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP, localizado no prédio da OAB-DF, na 516 Norte. A Secretária-geral da Associação dos Magistrados do Distrito Federal (Amagis-DF) e coordenadora do CEJUSC-BSB, Juíza Caroline Santos Lima, participou da solenidade, ao lado do 2º Vice-Presidente do TJDFT, Desembargador José Jacinto Costa Carvalho; do Presidente do Tribunal Superior Eleitoral e Ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes; do Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Marco Buzzi; da Coordenadora do Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação do TJDFT, Juíza Luciana Sorrentino; além de juízes coordenadores dos CEJUSCs do TJDFT.
O posto avançado é fruto da parceria firmada por meio de convênio, assinado em 2014, entre o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios - TJDFT e o IDP. Com o posto em funcionamento, as partes envolvidas em processos judiciais não precisarão mais se dirigir ao TJDFT ou a outro ponto de atendimento, podendo realizar a conciliação no próprio NPJ do IDP. Uma vez feito o acordo, ele será remetido ao TJ e homologado pela juíza responsável.
Esse é o segundo posto avançado do CEJUSC-Bsb. O primeiro posto avançado, parceria do TJDFT e a faculdade Uniceub, funciona no Setor Comercial Sul e presta atendimento a toda população do DF.
A ampliação dos CEJUSCs é um projeto institucional, vinculado à Presidência, que integra o Plabi 2016-2018, na perspectiva "Sociedade – Acesso à Justiça". Ele visa fomentar métodos consensuais de solução de conflitos e aperfeiçoar a qualidade de atendimento ao usuário. O Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação - Nupemec e os CEJUSCs estão vinculados à 2ª Vice-Presidência, comandada pelo desembargador José Jacinto Costa Carvalho.
ASCOM/Amagis-DF - 28 de setembro de 2016
+ Fotos
{gallery}Fotos-28-09-16{/gallery}