×

Aviso

JFolder: :files: caminho não é um diretório. Caminho: [ROOT]/images/galerias/10-05-2017
×

Observação

There was a problem rendering your image gallery. Please make sure that the folder you are using in the Simple Image Gallery Pro plugin tags exists and contains valid image files. The plugin could not locate the folder: images/galerias/10-05-2017

I Enajun reúne Juízes de todo o País para debater sobre a identidade negra na Magistratura

10 05 2017 reduzida

Cerca de duzentas pessoas se reuniram no I Encontro Nacional de Juízas e Juízes Negros - Enajun, na noite desta quarta-feira, 10/5, em Brasília, no auditório Sepúlveda Pertece no TJDFT, para discutir assuntos como a intersecção de gênero e raça no debate sobre desigualdades, a importância de uma identidade negra e a promoção da igualdade racial na magistratura brasileira. O encontro é promovido pela Amagis-DF e Amase, com o apoio da AMB, Ajufe e Anamatra.
Compuseram a mesa de abertura: O Desembargador Sandoval Gomes de Oliveira, representando o Presidente do TJDFT; o Ministro do STF, Luiz Fux; a Ministra Direitos Humanos do Brasil, Luislinda Valois; o Corregedor da Justiça do DF, Desembargador Cruz Macedo; o Presidente da Amagis/DF, Juiz Fábio Esteves; o Juiz representante da Amase, Edinaldo César Santos Junior; a Vice-Presidente da AMB, Juíza Julianne Freire Marques; o Juiz Nelson Gustavo Mesquita Ribeiro Alves, Vice-Presidente da Ajufe; o Juiz Antônio Henrique de Almeida Santos, representando o Presidente do TJSE, Desembargador Cezário Siqueira Neto e o Diretor de Assuntos Legislativos, Juiz do Trabalho Luiz Antonio Colussi, representando a Anamatra.
O Desembargador Sandoval Gomes de Oliveira iniciou sua fala enaltecendo a iniciativa e afirmando que o Brasil tem uma divida histórica com os negros.
Destacando sua amizade com o Frei David Santos, da ONG Educafro, o Ministro Luiz Fux afirmou que a causa afro descendente independe da cor da pele. “É uma questão de ideologia, é uma questão de respeito ao ser humano e de cumprimento da promessa de ideais da nossa nação, que é de construir uma sociedade justa, solidária, com a erradicação de toda e qualquer desigualdade”, enfatizou o Ministro. Na oportunidade, o Magistrado informou que amanhã, 11/05 o primeiro item da pauta do Supremo vai tratar da extensão das cotas para negros em todos os certames do país.
O Juiz da Amase, Edinaldo César Santos Junior, expôs em sua fala a importância de se ter uma identidade, enfatizando o baixo número de negros no Poder Judiciário “A causa negra é nossa, é de quem sente na pele, mas a luta é de todos nós. Eu me sinto muito feliz em saber que posso contar com todos vocês, negros, pardos e tantas as demais cores que porventura estejam presente nesse evento, para lutarmos e sonharmos juntos, para fazermos dessa identidade negra uma realidade, uma verdade", finalizou o coordenador do evento.
Em sua fala, o presidente da Amagis-DF, Juiz Fábio Francisco Esteves compartilhou com os presentes as criticas que recebeu durante o desenvolvimento do evento e enfatizou que a idéia não é uma separação racial . “Esse encontro é também para os Juízes que não são negros, não teria sentido algum que gerássemos algum sectarismo, se a gente está lutando exatamente por inclusão, reconhecimento e identidade”, explicou o Magistrado.
Após uma apresentação cultural, o professor Doutor Silvio Luiz de Almeida realizou palestra com o tema “A importância de uma identidade negra na Magistratura Brasileira.
O primeiro dia do Encontro foi finalizado com um coquetel e sessão de autógrafos com a Juíza Adriana Maria Queiróz, autora do livro "Dez passos para alcançar seus sonhos – A história real da ex-faxineira que se tornou Juíza de direito”.
O ator Milton Gonçalves também esteve presente na abertura do Enajun, o artista fará uma participação especial no segundo dia do evento.

 

O negro na magistratura

Em 2005, a AMB (Associação de Magistrados Brasileiros) realizou um levantamento sobre o perfil dos Magistrados, a pesquisa indicou que apenas 0,9% dos juízes eram pretos. Dez anos depois, um novo estudo da AMB apurou que os pretos eram 1,3% dos associados e pardos 12,4%, num universo de 3.667 magistrados filiados que responderam à pesquisa.
Em 2014, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou o resultado do primeiro Censo do Poder Judiciário. Os dados apontaram que 14% dos magistrados se declararam pardos e 1,4% negros.
Hoje, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios possui 6 Magistrados na ativa, em um universo de quase 400 juízes.

 

ASCOM/Amagis-DF - 11 de maio de 2017

 

{gallery}10-05-2017{/gallery}