Amagis-DF participa da solenidade de entrega do Selo de Qualidade

23 06 17

Nesta sexta-feira, 23/6, o Presidente da Amagis-DF, Juiz Fábio Francisco Esteves, participou da entrega do Selo de Qualidade da Corregedoria do TJDFT. Durante a cerimônia, o Desembargador José Cruz Macedo, Corregedor da Justiça do DF entregou o Selo a 24 varas judiciais das circunscrições do Núcleo Bandeirante, São Sebastião, Santa Maria e Ceilândia, durante cerimônia no Auditório Sepúlveda Pertence, no Fórum de Brasília. As varas agraciadas receberam pontuação igual ou superior a 80% na avaliação final do ciclo correicional judicial 2016-2018, conforme critérios estabelecidos na Portaria GC 59/2016.
Na oportunidade, o Corregedor ressaltou o alto grau de conformidade registrado durante as correições, “o que tem um impacto muito importante na produtividade das serventias”. Das 26 varas correicionadas, 24 receberam o Selo de Qualidade, sendo que 21 foram agraciadas com o Selo Ouro, pois alcançaram mais de 90% da pontuação limite. As correições visam à redução de inconsistências e à uniformização e padronização das práticas e rotinas cartorárias, com intuito de conferir mais celeridade aos ritos processuais. Para o Corregedor, “o selo é um registro de agradecimento e reconhecimento pelos serviços prestados pelas varas judiciais”. Ao falar sobre as reuniões realizadas nos fóruns após cada correição, o Magistrado destacou ainda que “a Corregedoria tem papel de normatizar o funcionamento da Justiça e, para isso, é fundamental conhecer a realidade de cada unidade”. O Magistrado enfatizou ainda a importância da 1ª Instância, segundo o Desembargador, “o pulmão, a alma da Justiça”.
O 2º Vice-Presidente do TJDFT, Desembargador José Jacinto Carvalho, representando o Presidente do TJDFT, Desembargador Mario Machado, ressaltou que “o empenho laboral e todas boas práticas cartorárias desenvolvidas muito auxiliam no aprimoramento da atividade fim prestada pelo Tribunal”. Segundo o desembargador, “a entrega do Selo de Qualidade representa pouco perto da enorme contribuição e comprometimento demonstrados por todos os agraciados nas correições”.
A mesa de honra da cerimônia foi composta ainda pelo Desembargador do TJDFT Getúlio de Moraes Oliveira; pelo Juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça do CNJ, Márcio Evangelista Ferreira da Silva, representando o Corregedor Nacional de Justiça, Ministro João Otávio de Noronha; pelo Juiz assistente da Corregedoria do TJDFT, Luís Martius Holanda Bezerra Júnior; pelo Presidente da Amagis-DF, Juiz Fábio Esteves; e pelo Secretário-Geral adjunto da OAB-DF, Cleber Lopes, representando o Presidente da OAB-DF, Juliano Costa Couto. O evento contou também com a presença dos Juízes assistentes da Corregedoria do TJDFT, Caio Brucoli Sembongi e Omar Dantas Lima, bem como de outros Magistrados e servidores do Tribunal.
Além da entrega do Selo, será registrado elogio, na pasta funcional, dos Magistrados, servidores e estagiários das serventias agraciadas. As próximas circunscrições a serem correicionadas são Riacho Fundo, Taguatinga, Brazlândia, Samambaia, Gama, Recanto das Emas e Águas Claras. Para saber mais sobre o processo de correição, acesse a página Correições Judiciais, no site do TJDFT.

 

Com informações do TJDFT - 23 de junho de 2017