Desembargador José Cruz Macedo toma posse como presidente do TJDFT

Na tarde desta sexta-feira, 22/4, o Desembargador José Cruz Macedo tomou posse no cargo de Presidente do TJDFT. O Magistrado irá comandar a Corte durante o biênio 2022-2024, juntamente com os Desembargadores José Jacinto Costa Carvalho, Corregedor da Justiça, Angelo Canducci Passareli, empossado na 1ª Vice-Presidência, e Sérgio Xavier de Souza Rocha, 2º Vice-Presidente. A cerimônia foi transmitida ao vivo pelo canal do TJDFT no YouTube.
O evento contou com a presença do Ministro STF, Dias Toffoli; do Vice-Governador do DF, Paco Brito, representando o Governador do DF, Ibaneis Rocha; da Juíza Maria Isabel da Silva, representando a Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Renata Gil; da Procuradora-Geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Fabiana Costa Oliveira Barreto; e do Presidente da OAB/DF, Délio Lins.
Após abrir a sessão e se despedir do cargo, agradecendo a todos que colaboraram com a sua gestão no biênio 2020-2022, o Desembargador Romeu Gonzaga Neiva, deu posse ao novo Presidente da Casa, Desembargador José Cruz Macedo. Em um último pronunciamento, compartilhou com os presentes o desafio de presidir o tribunal durante a pandemia, e que mesmo diante das dificuldades houve o reconhecimento do Conselho Nacional de Justiça pelo trabalho desenvolvido. “Nesses dois anos nosso tribunal cresceu, se desenvolveu, trabalhou, cumpriu suas obrigações, satisfez ao jurisdicionado, mas como o principal da existência da justiça do Distrito Federal, o reconhecimento ao final veio, o Conselho Nacional de Justiça, que reconhecendo o esforço e a qualidade da justiça que aqui é prestada, concedeu a esse tribunal o título , pela primeira vez no Brasil todo, um tribunal alcançou o título de tribunal de excelência”, enfatizou o Magistrado, que finalizou sua fala elogiando os membros da nova administração. “Estamos tranquilos e satisfeitos porque vamos transferir a administração da justiça para quatro colegas de primeira qualidade. Juízes experientes, juízes que além de preparo intelectual, tem o preparo de cidadão conhecedor dos problemas, das dificuldades e das obrigações a cumprir, concluiu.
Feito o juramento e assinado o Termo de Posse, o novo Chefe do Judiciário local, Desembargador José Cruz Macedo, deu posse ao 1º e 2º Vice-Presidente e ao Corregedor da Justiça, os Desembargadores Angelo Canducci Passareli, Sérgio Xavier de Souza Rocha e José Jacinto Costa Carvalho, respectivamente, que o acompanharão nessa nova gestão.
O Presidente empossado, então, fez uso da palavra para cumprimentar os presentes e exaltar os Operadores do Judiciário. Iniciou seu discurso elogiando a gestão anterior. "Somos um tribunal de grande reconhecimento nacional. Temos o maior selo de qualidade. É o Tribunal do Brasil que tem o título de excelência. Prouve ao criador, em sua sabedoria insondável e bondade, que me fosse a mim confiada, em tempos de retomada, a enorme missão de dar continuidade a uma gestão de elevada nota, coroada de êxito e inúmeras realizações. A missão é grandiosa, porquanto partimos de alto patamar e o nosso desafio é manter o nosso TJDFT no mais elevado nível de reconhecimento pela nossa sociedade, pelos nossos jurisdicionados”, afirmou o novo Dirigente, destacando ainda sua incumbência frente à iminente gestão. “A nova administração assume com o compromisso de defender o melhor interesse dos nossos jurisdicionados, os padrões da administração previstos na Constituição Federal, as garantias constitucionais e legais com olhar especial para a saúde, ante a crise sanitária que atingiu o planeta”. Finalizou o Desembargador.

 posse tjdft