Amagis-DF participa da abertura do III Seminário Internacional Gestão e Inovação no Judiciário: A Justiça em Rede

O presidente da Amagis-DF, Carlos Alberto Martins Filho, participou na manhã desta quarta-feira (14), da abertura do III Seminário Internacional Gestão e Inovação no Judiciário: A Justiça em Rede. O evento tem por objetivo o debate de novas ideias para a melhoria na prestação jurisdicional, a troca de experiências e boas práticas, contribuindo para a maior efetividade do sistema de justiça brasileiro e mundial.

Ao fazer a abertura do seminário, o Desembargador Arnoldo Camanho, diretor da EjuDFT, destacou o fato do TJDFT ser o único tribunal do país com título de excelência, reconhecido pelo prêmio CNJ de Qualidade 2021. Citou, também, os excelentes resultados do Tribunal no IPC-JUS, que refletem o investimento do órgão na gestão, inovação e desenvolvimento de pessoas que se empenham em um modelo de juízo digital.

Na oportunidade, o presidente da Amagis-DF declarou que o seminário permite o contato com ideias cujo objetivo é imprimir maior eficiência nas atividades judiciais por meio de melhorias das práticas existentes, com destaque para a gestão de dados e governança pública. “Em nome da Associação de Magistrados do Distrito Federal, friso aqui a importância da contínua preocupação com o fomento das inovações tecnológicas no âmbito do Poder Judiciário, de modo a contribuir com a ampliação do acesso à Justiça, sem deixar de ressaltar a importância da proteção de dados individuais e o combate aos ilícitos cibernéticos”, destacou Carlos Alberto Martins Filho.

O Presidente do TJDFT Cruz Macedo finalizou a abertura do evento parabenizando a iniciativa, “que permitirá o compartilhamento de informações, conhecimentos, experiências vivenciadas sob a égide de grandes inovações tecnológicas que impactam nas atividades do Poder Judiciário”.

Citando o tema geral do seminário, afirmou que a “ideia de rede é encantadora, algo transformador para a Justiça e para a sociedade. Temos a perfeita compreensão de que essas interações e as estratégias para alcançá-las são propulsoras de grandes avanços que temos experimentado. Elas permitem reunir ideias e ferramentas capazes de fomentar serviços cada vez mais adequados à promoção da justiça e da paz social”.

Após a abertura, teve início a programação do seminário, que contou com dois painéis. O primeiro, intitulado “Administração de Cortes de Justiça no Contexto Digital: Perspectivas Comparadas”, com a Juíza Auxiliar da Presidência da CNJ Ana Aguiar e o membro do Conselho Executivo da American Society of Comparative Law, Nuno Garoupa, sob mediação da Juíza Auxiliar da 1ª Vice-Presidência do TJDFT Marília Guedes.

O segundo painel teve como tema “Inteligência Artificial e Automação no Judiciário: Projetos, Críticas e Boas Práticas”, ministrado pelos professores Xulio Baamonde, da Universidade de La Coruña da Espanha, e Patrícia Faraldo Cabana, Professora Catedrática Doutora da mesma instituição. A moderação deste painel ficou a cargo do Juiz do TJDFT Atalá Correia.

INSCRIÇÕES ABERTAS

As inscrições para o "III Seminário Internacional de Gestão e Inovação no Judiciário" ainda estão abertas até o fim da noite desta quarta-feira, 14/9. O evento ocorre até a próxima sexta-feira, 16/6, das 9h às 12h, por meio do canal do oficial do TJDFT no YouTube.

Inscreva-se!

 

Com informações da ACS do TJDF

 14 09 2022