O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) tem novos Ouvidores-Gerais para o período entre 2024 e 2026. Nesta terça-feira (11/06), ocorreu a cerimônia de posse dos Desembargadores Maria de Lourdes Abreu (titular) e José Firmo Reis Soub (suplente), eleitos no último 21 de maio.
A Associação dos Magistrados do Distrito Federal e Territórios (AMAGIS-DF) marcou presença no evento na pessoa da Segunda Vice-Presidente, Gislaine Carneiro Campos Reis, que também representou a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). Para ela, “o papel da ouvidoria é de construir imprescindível ponte entre a sociedade e o Poder Judiciário, acolhendo as demandas, as contribuições, os elogios, de molde a ser mais um ponto de reafirmação dos direitos humanos e de aperfeiçoamento da prestação jurisdicional”.
A Magistrada também pontuou sua importância interna entre os distintos componentes da magistratura. “Tem relevante atuação interna, ouvindo os setores, servidores(as), magistrados(as) colaboradores (as) e com isso dando voz ativa a todos que fazem a justiça do DF ser de excelência”, ressalta.
Maria de Lourdes Abreu é magistrada na capital federal desde 1981, quando se tornou Defensora Pública do Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios (MPDFT), sendo promovida a Promotora de Justiça Substituta, em 1984, e, por merecimento, Procuradora de Justiça, em 1994. É Desembargadora desde 2014, sendo a atual Presidente da 1ª Câmara Cível e da 3ª Turma Cível.
Já José Firmo Reis Soub ingressou no MPDFT em 1984, sendo Defensor Público, Promotor de Justiça e, promovido a Procurador de Justiça em 1990. Também foi Vice-Procurador Geral de Justiça, Vice-Presidente do Conselho Superior e Coordenador de uma das Câmaras de Coordenação e Revisão da Instituição no Tribunal.