O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) recebeu nesta segunda-feira (15/07) uma visita técnica de membros do Ministério Público de Moçambique. O encontro foi uma troca de experiências e conhecimentos sobre investigação e cibersegurança.
O Coordenador de Investigações Preliminares e Apuração de Fraudes Virtuais do TJDFT, Ricardo Magno, mostrou a estrutura da segurança da Tecnologia da Informação do Tribunal, bem como os principais pontos de atenção da equipe de segurança virtual. Indicou boas práticas utilizadas, sobretudo relacionadas ao tema.
Na reunião, o Juiz Eduardo Rosas, representando a presidência do Tribunal, falou sobre o trabalho intenso para reforçar a segurança da informação, tendo em vista que atualmente todos os processos tramitam digitalmente. “Tudo é feito para melhorar, para ampliar o acesso à Justiça, para facilitar o exercício da cidadania, para que as pessoas possam buscar na Justiça as pretensões que elas acham que têm”, declara.
A delegação do país africano também foi convidada para a sala de monitoramento e o data center. O Coordenador de Segurança Cibernética do TJDFT, Eduardo da Silva Souza, explicou aos visitantes o protocolo de resposta do Tribunal em caso de ciberataques e deu exemplos de atuação da equipe de segurança na proteção dos ativos da Corte.