Juíza Maria Isabel da Silva acredita em alto nível em debates no Enaje

"O Enaje (Encontro Nacional de Juízes Estaduais) tem sempre debates muito profícuos, além de gerar congraçamento e a possibilidade de troca de experiências e ideias. Esse intercâmbio de ações adotadas em um tribunal e em outro e que visam a melhoria da Justiça são práticas comuns e enriquecem o conhecimento”. As aspas da Tesoureira da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a Juíza do TJDFT Maria Isabel da Silva, resumem bem o espírito do evento previsto entre os dias 14 e 16 de novembro, em São Paulo.

Passado quase um mês da definição do tema, como “Poder Judiciário em uma Democracia Digital: Desafios, Problemas e a Modernização da Justiça Brasileira”, a amplitude do assunto não preocupa pelo nível dos especialistas presentes. “Nós teremos debatedores de alto nível que, com certeza, aclarearão as ideias e dúvidas que nós temos ainda acerca da Democracia Digital e modernização pela qual passa a Justiça, sobretudo com o uso da inteligência artificial. Será muito produtivo”, diz a membro da organização.

“Nossos palestrantes confirmados já são uma atração à parte, porque são todos expoentes no conhecimento da matéria e que agregam muito ao conhecimento da Magistratura”, declara a magistrada. De momento, estão confirmados o Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o Ministro Luís Roberto Barroso, os Ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Joel Paciornik e Sérgio Kukina, além dos filósofos Lúcia Helena Galvão e Luiz Felipe Pondé. Ainda no mês de agosto, mais atrações serão confirmadas pela AMB.

Centro dos Poderes, Brasília é parte importante do Enaje quanto à delegação presente, como pontua a associada AMAGIS-DF. “É muito importante a participação dos Magistrados do Distrito Federal porque nós estamos mais perto da jurisprudência dos Tribunais Superiores, temos o conhecimento mais rápido e com isso podemos também moldar as nossas decisões e a nossa jurisprudência que é norte para muitos tribunais do país”, explica.

Cenário do Encontro, a maior cidade do Brasil entrega boa receptividade para proveitosos debates no aguardado mês de novembro. “A escolha por São Paulo favorece muito a participação, dado o fato de que a malha aérea e rodoviária é muito grande. Temos também um grande número de Magistrados do estado de São Paulo que sempre prestigiam esses eventos da Magistratura. Então, o que se espera é essa troca experiências e os laços de amizades que são formados entre os Magistrados durante o evento, além, óbvio, do conhecimento científico”, relata Maria Isabel.