Delegação do DF sobre Enaje: “Magistratura brasileira está unida”

O VIII Enaje (Encontro Nacional de Juízes Estaduais) foi inesquecível para os Magistrados e Magistradas participantes. Ao longo dos dias 14, 15 e 16 de novembro, delegações de todo o país desfrutaram de uma vasta agenda acadêmica, em debates e palestras, além de diversas atrações culturais.

Inserido no tema “O Poder Judiciário em uma Democracia Digital: os Desafios e a Modernização da Justiça Brasileira”, o Encontro falou sobre os desafios da nova ferramenta no exercício da Magistratura. “O evento foi muito bem organizado. A principal lição que tirei foi a compreensão de que a Magistratura brasileira está unida para adaptar-se aos desafios que a evolução digital impõem”, diz o Juiz Tarcísio de Moraes Souza.

“Foi incrível, cuidadosamente pensado e executado em cada detalhe. Parabenizo os envolvidos pela impecável organização, que tanto esforço e empenho dedicaram para que fossemos todos atendidos da melhor forma possível. Foi muito gratificante observar que Ministros dos Tribunais Superiores partilham das mesmas preocupações e expectativas quanto às inovações, em especial quanto ao uso da inteligência, que não podemos ignorar, impondo-se, por outro lado, treinamento de qualidade, disponibilidade de ferramentas e regramento mínimo”, relata a Juíza Marilza Neves Gebrim.

Os debates foram diretamente úteis para a rotina dos Magistrados e Magistradas quanto tocado o tema, como explica a Diretora de Comunicação da AMAGIS-DF, a Juíza Acácia Regina Soares de Sá. “Excelente evento! Os temas abordados nas palestras foram muito proveitosos para nossas atividades diárias e a oportunidade da troca de experiências com colegas de todo o país é muito enriquecedora! Parabéns aos responsáveis pela organização do evento!”, comenta.

O convívio com os colegas de outros estados, além do cuidado com os Magistrados expresso nas palestras foi um diferencial para a Juíza Tatiana Dias da Silva Medina. “Foi um encontro enriquecedor diante dos temas relevantes, atuais e inovadores. A preocupação com a saúde dos Magistrados, com as inovações tecnológicas, além de temas relacionados a filosofia enalteceram o evento. A integração entre os Magistrados de outras unidades federativas e os encontros sociais foram importantes para o fortalecimento da instituição. Já aguardando a próxima edição!”, exalta.