Os dias do VIII Enaje (Encontro Nacional de Juízes Estaduais) deixaram memórias ímpares aos participantes de todo o país. Para a delegação do Distrito Federal, não foi diferente: a grande agenda acadêmica e as várias atrações culturais fizeram valer a pena a jornada em São Paulo, com os colegas brasilienses e dos demais estados.
Presidente da AMAGIS-DF e Secretário da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), o Juiz Carlos Alberto Martins Filho esteve envolvido na organização do evento em diversas etapas e apresentou satisfação sobre o resultado final. “Muito feliz e honrado em participar da organização do Enaje, evento que reuniu mais de mil juízes de vários estados da federação, todos com o objetivo comum de aprimorar, cada vez mais, a prestação jurisdicional à sociedade. Estão de parabéns a AMB e a APAMAGIS”, descreve.
O Juiz Lizandro Garcia Gomes Filho relatou a proximidade com membros da alta corte como tópico mais positivo. “Foi tudo muito bom. Dois pontos altos do foram a aproximação com os Ministros das Cortes Superiores e a congregação entre juízes do Distrito Federal”, declara.
Em toda a agenda, os Juízes de todo o país aproveitaram as atrações acadêmicas e culturais com grande adesão. “O debate e o aprofundamento da análise do impacto dessas questões para o Judiciário, tanto internamente quanto na prestação jurisdicional, mostrou-se oportuno e pertinente. Além disso, as palestras sobre saúde mental e filosofia engrandeceram muito o evento. A programação social foi igualmente impecável e proporcionou o encontro com tantos colegas e amigos do TJDFT e de vários outros Tribunais Estaduais. Essa foi minha primeira participação no Enaje e já estou animada para as próximas edições”, conta a Juíza Andreza Alves de Souza.
A Tesoureira da AMB, Juíza Maria Isabel da Silva, endossa a aprovação dos Magistrados e Magistradas. “O Enaje promove não só um encontro de Magistrados, mas um palco de difusão de conhecimento. Os palestrantes renomados trouxeram suas experiências com o tema do evento, desbravando uma área até então envolta em incertezas. A participação dos associados se deu de forma expressiva: nos eventos de lazer, tivemos a oportunidade de conhecer os talentosos músicos da Magistratura. Enfim, foi um evento diferenciado, com uma organização impecável”, explica.
A Magistrada lembra das próximas atrações na agenda nacional, em 2025. “Vamos esperar para o próximo ano os Jogos (Nacionais da Magistratura) em Maceió e o CBM (Congresso Brasileiro de Magistrados) em Foz do Iguaçu”, marca.