O TJDFT celebrou nesta quarta-feira (19/02) o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) do Projeto Estante Livre nas unidades "Na Hora" do Distrito Federal. A cerimônia ocorreu no Memorial do TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte. O objetivo é facilitar o acesso da população do Distrito Federal à cultura e obras literárias disponíveis, sem qualquer tipo de cadastro ou ação intermediária. Também será possível doar nas estantes, nos fóruns ou na Biblioteca do Tribunal de Justiça. A AMAGIS-DF esteve presente, com a membro do Comitê de Saúde dos Magistrados Shara Pereira Pontes Maia representando o Presidente Carlos Alberto Martins Filho.
A primeira das Estantes Livres será colocada na unidade Na Hora da Rodoviária do Plano Piloto, sendo ampliada de acordo com o acolhimento da iniciativa. O projeto, de iniciativa da 1ª Vice-Presidência do Tribunal, é tocado junto à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) do GDF. Ele é desenvolvido por meio da Secretaria de Gestão da Informação e do Conhecimento (SGIC) e da Coordenadoria de Biblioteca (COBIB) do Tribunal, estando em funcionamento desde o ano de 2016.
A cooperação está dividida nos termos de filtragem e fornecimento de recursos. Após a seleção dos livros, o TJDFT encaminhará as obras para a Estante, enquanto a Sejus-DF ficará encarregada de gerenciar os recursos humanos necessários para a organização e bom funcionamento do projeto, com a guarda, fiscalização e conservação dos bens do Tribunal, além de informar sobre qualquer possível ocorrência.